28 setembro 2004

Carta Aberta

Sr.Primeiro-Ministro ou alguem que lhe possa fazer chegar,

Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de trabalho, o Estado e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e 11 euros para a Segurança Social.

O meu patrão, por cada 100 euros que paga pela minha força de trabalho, é obrigado a dar ao Estado e muito bem, mais 23,75 euros para a Segurança Social.

E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o Estado e muito bem, retira ao meu patrão outros 33 euros.

Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que o meu patrão pagou, o Estado e muito bem, fica com 19 euros para si.

Em resumo:
Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55.
Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 19.
Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.
Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.

Eu pago e acho muito bem, portanto exijo:

Um sistema de ensino que garanta cultura, civismo e futuro, emprego para os meus filhos.
Serviços de saúde exemplares.
Um hospital bem equipado a menos de 20km da minha casa.
Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o país.Auto-estadas sem portagens.
Pontes que nâo caíam.
Tribunais com capacidade para decidir processos em menos de um ano.Uma máquina fiscal que cobre igualitariamente os impostos.
Eu pago, e por isso quero ter, se lá chegar:
A reforma garantida, jardins públicos e espaços verdes bem tratados e seguros.
Polícia eficiente e equipada.
Os monumentos do meu País bem conservados e abertos ao público, uma orquestra sinfónica. Filmes criados em Portugal.
E, no mínimo, que nâo haja um único caso de fome e miséria nesta terra.
Na pior das hipóteses, cada 300 euros em circulaçâo em Portugal garantem ao Estado 100 euros de receita.
Portanto, Sr. Primeiro-ministro, governe-se com o dinheirinho que lhe dou porque eu quero e tenho direito a tudo isto.

Runner
Um português contribuinte.

2 comentários:

TheOldMan disse...

O Estado ganha um terço? Já vi chulos ganharem menos...

trigolimpofarinh@mparo disse...

Ao post-it não surtir qualquer comentário. Há necessidade???

Mas Ó Runner, que comentários são aqueles no “meu espaço”. São os nervos?
Queres o meu numero da conta bancária para um donativo de 5 euros???
Mas podes dormir descansado; mais depressa escrevias aquelas palavras, mais depressa falava com a menina da FNAC. Já cá moram…
Dia 9 lá estaremos, à moda antiga e “quero-te (a todos) ver a saltar…”